Os pacientes podem escolher seu tratamento e assistência médica. A AMD Alliance, instituição internacional de pesquisa da DMRI, desenvolveu um folheto com informações: “4 Direitos Essenciais para o Paciente”. Criado pelos e para pacientes explicando em detalhes seus direitos em relação a tratamentos e cuidados. É importante que os pacientes saibam seus direitos.
Os pacientes devem ser bem informados antes de concordar com algum tratamento padrão ou off–label, pesquisas clínicas, ou participar de campanhas promocionais para drogas, equipamentos, ou propagandas.
“O The American Medical Associations é muito claro quando se refere à importância dessas informações,” disse Narinder Sharma diretor-presidente da AMD Alliance International. “É necessário que haja clara comunicação entre o indivíduo e seu médico, permitindo perfeita compreensão acerca do que será feito. Infelizmente, isso nem sempre acontece. Pergunte sempre sobre suas opções de tratamento, custos e reembolsos.”
Antes de tomar qualquer decisão sobre o tratamento, a AMD Alliance International recomenda que os pacientes discutam com seus médicos:
- Qual é meu diagnóstico exato?
- Qual é a progressão previsível para alguém com meu problema?
- Que opções de tratamento eu tenho?
- Como cada uma dessas opções pode me ajudar?
- Quais são os riscos e efeitos colaterais desses tratamentos?
- Quais são os resultados clínicos aprovados e benefícios observados desses tratamentos?
- Sem pensarmos no custo da cobertura do meu convênio, quais são as alternativas de tratamento?
- Onde posso encontrar outros suportes como aconselhamento ou reabilitação para pessoas com problemas de visão baixa?
“Tenha sempre em mente que você tem direito a um cuidado adequado, com o melhor tratamento possível,“ diz o Sr. Sharma. “Munidos de informações corretas, acreditamos que os pacientes terão compreensão mais apropriada sobre sua doença e conseguirão lidar melhor com os efeitos colaterais das opções apresentadas pelo especialista em retina.”
Para mais informações sobre DMRI acesse aqui ou visite o site da AMD Aliance: www.amdalliance.org