O Diabetes é uma doença grave e quando não controlado pode provocar complicações para o organismo, incluindo o aparecimento de DOENÇAS DA RETINA ligadas ao DIABETES.
A Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético (EMD) são as principais consequências do Diabetes.
Entenda melhor sobre essas doenças, sintomas, prevençaõ e tratamento:
Leia as últimas notícias relacionadas às Doenças da retina ligadas ao Diabetes, Retinopatia Diabética e ao Edema Macular Diabético (EMD):
Live! Doenças da visão ligadas ao Diabetes
Live! Doenças da visão ligadas ao Diabetes Com Dra.Rosane Resende, médica oftalmologista especialsita em doenças da retina e presidente do Comitê Científico da Retina
Qualidade de vida e deficiência visual
Ao pensar em qualidade de vida, pode ser natural imaginar a plena realização em diversas áreas da vida. A ideia de qualidade de vida implica
Você tem até amanhã! Participe da Consulta Pública 12/2020
Você tem até amanhã! Participe da Consulta Pública 12/2020 para criar o PCDT para Retinopatia Diabética. DÊ A SUA OPINIÃO! Clique no link para participar:
Paciente em tratamento de Retina: SBRV tira suas dúvidas
Em época de preocupações em torno da pandemia do Coronavírus, a SBRV Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo montou cuidadosamente uma live para tirar dúvidas
Está aberta a Consulta Pública para a criação do PCDT para Retinopatia Diabética
Consulta Pública 12/2020 (março 2020) A CONITEC- Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS abriu a Consulta Pública 12/2020 para criar o Protocolo Clínico e
Retina Minas participou do 1º Mutirão do Diabetes, organizado pelo Centro Oftalmológico
Retina Minas participou do 1º Mutirão do Diabetes, organizado pelo Centro Oftalmológico (de Minas Gerais Foi uma manhã de muita atenção à saúde ocular. Dezenas
Retina Minas realiza: ‘Diabetes e sua visão: uma manhã informativa sobre saúde ocular no Diabetes’
Leia o que o Grupo Retina Minas disse sobre o evento: “O evento “Diabetes e sua visão: uma manhã informativa sobre saúde ocular no Diabetes”,
Aflibercepte para o tratamento do Edema Macular Diabético será incorporado ao SUS
O Aflibercepte, medicamento usado para tratar o Edema Macular Diabético (EMD), será incorporado ao SUS. Isso é conforme PORTARIA Nº 50, DE 5 DE NOVEMBRO
O que é RETINOPATIA DIABÉTICA?
A Retinopatia Diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.
A Retinopatia Diabética (RD) é uma frequente complicação do Diabetes. Causa perda visual gradativa e pode progredir para a cegueira.
Aos poucos o açúcar em excesso danifica os vasos, favorecendo o aparecimento de edemas (acúmulo anormal de líquidos), e podendo provocar hemorragias.
A Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em adultos, é uma doença que não está ligada a idade, podendo afetar jovens, adultos e idosos. Estima-se que 90% das pessoas com Diabetes tipo 1 e 60% das pessoas com Diabetes tipo 2 possam desenvolver a Retinopatia Diabética.
Quanto maior o tempo de evolução do diabetes mellitus (DM), maior o risco de desenvolvimento da doença, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes com DM tipo 1 e em 60% daqueles com DM tipo 2, após 20 anos convivendo com a doença.
Quando os vasos comprometidos pela Retinopatia Diabética se rompem, o sangue e outros líquidos podem extravasar para os tecidos ao redor da retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD).
O resultado disso é a perda da nitidez da visão, que pode até progredir para a cegueira.
Estima-se que
possam desenvolver a Retinopatia Diabética.
Fatores de Risco
Ter Diabetes já é um fator de risco para a visão. Quanto maior o tempo da doença maior o risco de ter o comprometimento da retina, Se a glicemia não estiver sob controle, as chances de desenvolver a doença aumentam.
Sintomas
Os sintomas da Retinopatia Diabética podem variar de acordo com o estágio da doença, mas os mais frequentes são visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando, flashes sendo disparados e até perda repentina da visão.
Os principais sintomas são a dificuldade para realizar atividades como ler e dirigir, a presença de manchas e de distorções na visão e, pode ocorrer também, maior sensibilidade a luz.
No caso do Edema Macular Diabético, alguns sintomas comuns são: baixa visual, distorção de imagens, fotofobia (sensibilidade a luz), mudança na visualização das cores e alterações no campo visual (manchas ou escotomas).
EDEMA MACULAR DIABÉTICO
O Edema Macular Diabético acontece quando há acúmulo prolongado de açúcar nos vasos sanguíneos, levando ao excesso de líquidos e proteínas na região central da retina, a Mácula. A retina fica inchada e a visão distorcida. Assim, como a Retinopatia Diabética, o Edema Macular Diabético é uma doença silenciosa, não tendo sintomas nos momentos iniciais. Porém, com o avanço da doença a visão fica borrada e distorcida, podendo haver dificuldade para a identificação de cores e de detalhes.
As causas do Edema Macular Diabético estão associadas principalmente ao Diabetes e à Hipertensão. Para prevenir a doença é importante controlar o Diabetes, manter hábitos de vida saudável e consultar-se periodicamente com um médico oftalmologista especialista em retina. O tratamento permite reverter a doença e prevê a recuperação da visão. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de um tratamento bem sucedido e o médico oftalmologista especialista em retina é o profissional adequado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
O aumenta as chances de um tratamento bem sucedido
Impacto na qualidade de vida
Como o avanço da Retinopatia Diabética é gradual, os prejuízos às atividades da vida diária aumentam com o passar do tempo, podendo até gerar dependência total do paciente e a necessidade de abandonar certas atividades. Inclusive o trabalho. Há a perda da capacidade de leitura, dirigir automóveis e realizar as atividades diárias.
Com Reabilitação e recursos de Tecnologia Assistiva é possível viver bem com a Baixa Visão e melhorar a Qualidade de Vida.
Novos recursos da lupa do iOS
O sistema iOS, sistema dos aparelhos da Apple (iPhone, iPad) possui um recurso muito interessante para as pessoas com Baixa Visão. É o recurso da
Eletrodomésticos e aparelhos acessíveis
A cada dia novas opções de equipamentos vêm surgindo para todo o tipo de público, e assim vamos falar de alguns equipamentos que já
Como o QR Code pode ajudar as pessoas com deficiência visual
Vamos falar um pouco sobre o QR Code, e como ele pode ajudar as pessoas com deficiência visual. O QR Code é um gráfico (desenho)
Assistente de Voz dos Smartphones
Sabemos que os smartphones já possuem em suas configurações de fábrica os leitores de tela e também os assistentes de voz como o da Google,
Prevenção
A doença pode ser silenciosa e a consulta de rotina ao oftalmologista especialista em retina, somado ao controle do Diabetes são as melhores formas de prevenção.
No diabetes de tipo 1 o primeiro exame oftalmológico anual deve ser feito após cinco anos de tratamento.
No diabetes tipo 2 o exame oftalmológico feito por especialista, deve acontecer logo após o paciente receber o diagnóstico deve ser repetido com frequência.
A consulta oftalmológica anual deve ser incentivada.
Adotar hábitos saudáveis como a prática de exercícios e manter boa alimentação também é importante para melhorar os níveis glicêmicos, diminuindo os fatores de risco do diabetes.
O tabagismo é fator de agravo e deve ser descontinuado.
O diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética é muito importante. Uma vez que ela seja identificada em fase inicial pode ser tratada com sucesso. Por isso, se você tem Diabetes, sempre consulte seu oftalmologista.
A doença pode ser
A ao oftalmologista especialista em retina
somado ao são as melhores
formas de
TRATAMENTO
O tratamento da Retinopatia Diabética depende da fase da doença e tem como objetivo retardar ou frear sua progressão.
Nos estágios iniciais, o acompanhamento periódico com o oftalmologista pode ser o único tratamento, a menos que haja um agravamento, como por ex. o Edema Macular Diabético.
Durante o acompanhamento o oftalmologista prescreve a refração sempre prestando atenção ao fato de que a alteração glicêmica interfere no grau da prescrição óptica.
A medida da pressão intraocular é importante durante a consulta para que se faça a prevenção de glaucoma. A neovascularização da retina em casos de retinopatia proliferativa pode causar obstrução na drenagem do humor aquoso e aumento da pressão intraocular.
A catarata é mais frequente no paciente diabético e o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
Nesses casos, o tratamento pode serrealizado com um ou mais dos seguintes métodos:
- fotocoagulação com laser de argônio,
- aplicações de medicamentos antiangiogênico (anti-VEGF) em injeções intravítreas,
- injeção de corticoesteróides ou implante intravítreo de polímerofarmacológico de liberação controlada e
- cirurgiavitreorretiniana nos casos mais graves com hemorragia vítrea ou descolamento de retina.
O controle de todos os parâmetros clínicos são importantes para o controle dos impactos na visão, incluindo obesidade, hipertensão arterial e alteração do colesterol.
Na fase avançada da Retinopatia Diabética ocorre a formação de neovasos. A parece destes novos vasos é frágil e podem ocorrer hemorragias vítreas, proliferação vitreorretiniana e descolamento tracional de retina. Se os neovasos entopem o trabeculado ocorre interferência no controle da pressão intraocular. Essa situação se chama glaucoma neovascular.
O CONTROLE DO DIABETES, A CONSULTA DE ROTINA AO OFTALMOLOGISTA E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PREVENÇÃO DESSAS DOENÇAS.
LEMBRE-SE O MÉDICO OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM RETINA É O PROFISSIONAL ADEQUADO PARA DIAGNOSTICAR, TRATAR E ACOMPANHAR CADA PESSOA.
* Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018) – https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf
Lembre-se o médico oftalmologista especialista em retina para diagnosticar, tratar e acompanhar cada pessoa.
Assista a vídeos sobre as Doenças da visão ligas ao Diabetes
Live: Doenças da visão ligadas ao Diabetes
Live: Diabetes e os cuidados com a visão
Dr. Magno Ferreira fala sobre Edema Macular Diabético
Tecnologias que vieram para ajudar
R.I.K. A cada ano surgem novas tecnologias em diversos os setores. As tecnologias que vieram para ajudar as pessoas com deficiência visual acompanham esse avanço.
Smartphones e Apps para o dia-a-dia
R.I.K. No nosso dia-a-dia nos deparamos com situações na quais precisamos do auxílio dos smartphones, por isso alguns aplicativos tornam-se indispensáveis para o dia-a-dia
Leitores de tela para smartphones
Os leitores de tela para smartphones vieram para facilitar o uso dos aparelhos por pessoas com deficiência visual, para proporcionar uma acessibilidade maior no seu
Recursos de ampliação
Autor: Ricardo O avanço da tecnologia ao longo dos últimos anos permitiu o desenvolvimento da Tecnologia Assistiva, trazesndo novos recursos que auxiliam pessoas com deficiência visual.
Qualidade de vida e deficiência visual
Ao pensar em qualidade de vida, pode ser natural imaginar a plena realização em diversas áreas da vida. A ideia de qualidade de vida implica
Leia as últimas notícias relacionadas ao Diabeetes, à Retinopatia Diabética e ao Edema Macular Diabético (EMD):
Live! Doenças da visão ligadas ao Diabetes
Live! Doenças da visão ligadas ao Diabetes Com Dra.Rosane Resende, médica oftalmologista especialsita em doenças da retina e presidente do Comitê Científico da Retina
Qualidade de vida e deficiência visual
Ao pensar em qualidade de vida, pode ser natural imaginar a plena realização em diversas áreas da vida. A ideia de qualidade de vida implica
Você tem até amanhã! Participe da Consulta Pública 12/2020
Você tem até amanhã! Participe da Consulta Pública 12/2020 para criar o PCDT para Retinopatia Diabética. DÊ A SUA OPINIÃO! Clique no link para participar:
Paciente em tratamento de Retina: SBRV tira suas dúvidas
Em época de preocupações em torno da pandemia do Coronavírus, a SBRV Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo montou cuidadosamente uma live para tirar dúvidas
Está aberta a Consulta Pública para a criação do PCDT para Retinopatia Diabética
Consulta Pública 12/2020 (março 2020) A CONITEC- Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS abriu a Consulta Pública 12/2020 para criar o Protocolo Clínico e
Retina Minas participou do 1º Mutirão do Diabetes, organizado pelo Centro Oftalmológico
Retina Minas participou do 1º Mutirão do Diabetes, organizado pelo Centro Oftalmológico (de Minas Gerais Foi uma manhã de muita atenção à saúde ocular. Dezenas
Retina Minas realiza: ‘Diabetes e sua visão: uma manhã informativa sobre saúde ocular no Diabetes’
Leia o que o Grupo Retina Minas disse sobre o evento: “O evento “Diabetes e sua visão: uma manhã informativa sobre saúde ocular no Diabetes”,
Aflibercepte para o tratamento do Edema Macular Diabético será incorporado ao SUS
O Aflibercepte, medicamento usado para tratar o Edema Macular Diabético (EMD), será incorporado ao SUS. Isso é conforme PORTARIA Nº 50, DE 5 DE NOVEMBRO
Leia mais sobre:
Tecnologia Assistiva
Recursos de tecnologia assistiva, aplicativos, lupas, e outros recursos que ajudam as pessoas com deficiência visual, com Baixa Visão ou cegas.
Sobre Nós
Sore a Retina Brasil. Nossa Missão e Trabalho.