37º Congresso da Soc. Bras. de Retina e Vítreo

37º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo

O Rio de Janeiro sediará o evento em abril, entre os dias 12 a 14 de abril. O Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo é o principal evento que trata da saúde da Retina realizado no Brasil e conta com a presença dos melhores especialistas do mundo todo.
A grande novidade do evento deste ano é a “Retina 3K”, uma corrida/caminhada de 3km nas areias da Praia da Barra da Tijuca, . A prova será no dia 12/04/2012 (quinta-feira), as 06:30 horas da manhã, bem na frente do Windsor Barra Hotel (Local do Congresso).
Acesse também o site do evento aqui.

III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras

III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras

III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças RarasA Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realiza, no dia 26 de fevereiro (domingo), das 10h às 14h, no Parque Mario Covas, o Encontro “Somos Raros, Mas a União Faz a Força” e a III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras. Os eventos fazem parte da programação da Semana de Atividades de Atenção às Doenças Raras, que acontece em todo o mundo, durante a última semana do mês de fevereiro.
Por meio dessa programação, entidades e associações envolvidas com a questão buscam promover a conscientização da população, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas a respeito de quais são essas doenças e suas especificidades. Também estão previstas palestras ministradas por profissionais médicos e pesquisadores em genética com espaço para perguntas ao final de cada explanação.
Na pauta dessas discussões, estão a preocupação de como propiciar o bem-estar de pacientes e suas famílias, apoiar pesquisas relacionadas, propor políticas públicas e a disseminação das informações sobre o tema junto à sociedade em geral.
No Brasil, um dos maiores problemas é a falta de um melhor diagnóstico, que identifique as síndromes, patologias e erros inatos do metabolismo humano, ocasionando enormes dificuldades pessoais às pessoas com doenças raras – assim consideradas aquelas que afetam uma em cada 2 mil pessoas – e, consequentemente, dificuldades sociais e familiares.
Entre 6.000 e 8.000 doenças no mundo são descritas como raras, e todas juntas correspondem a cerca de 7% da população de cada país ou região. A maioria dessas doenças (80%) tem origem genética.

Programação:

Encontro

  • 10h – Abertura – com presença de Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e a profª. Marta de Almeida Machado, pedagoga e pesquisadora em projetos de acessibilidade e inclusão com terapias assistidas com animais na modalidade equoterapia. Marta é pessoa com deficiência (ataxia espinocerebelar).
  • Palestras com pesquisadores
  • Dr. Acari Souza Bulle Oliveira – médico pesquisador e diretor do setor de investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
  • Dr. Fernando Proença – médico pesquisador e Superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) e ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo, SP.
  • Dra. Juliana Sallum – médica oftalmologista, geneticista e pesquisadora da UNIFESP.
  • Dra. Cecília Micheletti – médica pediatra, geneticista e pesquisadora da UNIFESP, delegada brasileira da Fundação GEISER – Grupo de Enlace, Investigación y Soporte de Enfermidades Raras de Latinoamérica.
  • Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. – médico oftalmologista e prof. da UNIFESP – Hospital São Paulo e presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
  • Após as palestras, os participantes e frequentadores do Parque Mário Covas poderão visitar os stands dos expositores e associações e movimentos sociais de doenças raras.

Caminhada

  • 14h – III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras – com saída do Parque Mario Covas, em direção ao Parque Trianon. No trajeto, será distribuído material impresso com informações sobre o tema.

Encontro “Somos Raros, Mas a União Faz a Força”
III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras
Local: Parque Mario Covas
Endereço: Avenida Paulista, 1853 – Jardim Paulista
Data: 26 de fevereiro (domingo)
Horário: 10 às 14 horas

Novo estudo clínico contra DMRI seca aprovado pelo FDA

De acordo com informações da Foundation Fighting Blindness, um tratamento inovador para degenerações retinianas está prestes a se tornar a segunda vez terapia com células-tronco para passar a uma fase I / II do ensaio clínico. A empresa StemCells, Inc. (SCI), recebeu autorização da FDA para iniciar um ensaio clínico do seu tratamento com células-tronco neural para as pessoas com degeneração macular relacionada à idade seca (DMRI).
Anúncio veio 10 dias depois da Advanced Cell Technology (ACT), que lançou os primeiros-tronco ensaios de tratamento com células clínicos para degenerações retinianas em 2011, anunciou segurança encorajadores e resultados de eficácia para os seus dois primeiros participantes do estudo, um com DMRI seca, a outra com de Stargardt doença. SCI está planejando lançar um julgamento 16-participante clínica para DMRI seca. Detalhes adicionais do estudo são próximas.
Tratamento da SCI células-tronco neurais é projetado para preservar a visão, protegendo os cones e bastonetes, as células que fornecem a visão, de degeneração. As células terapêuticas, que serão injectados sob a mácula, a região central da retina, são concebidos para libertar continuamente proteínas que mantêm bastonetes e cones saudável.

Visite a Retina nas redes sociais!

Ilustração de um globo terrestre sendo conectado a um cabo de fibra ótica

Ilustração de um globo terrestre sendo conectado a um cabo de fibra óticaA Retina Brasil agora também está presente nas principais redes sociais. Com o projeto no novo website, também foram criados perfis nos principais sites de relacionamentos. Entre eles, o Facebook, Twitter, YouTube e Flickr.
“Nossa intenção é levarmos mais informações aos familiares e pacientes das doenças degenerativas da retina. E as redes sociais são ferramentas muito úteis para a disseminação do conhecimento”, explica Maria Julia Araujo, presidente da Retina Brasil.
Os endereços nas redes sociais são estes. Siga-nos!

Retina Brasil lança novo site

Homem idoso utilizando um computador portátil

Imagem de um navegador de internetA Retina Brasil acabou de publicar seu novo website. Com um design mais moderno, traz muito mais novidades para familiares e pacientes com doenças degenerativas da retina.
Além das informações sobre a associação, agora também o internauta poderá ter acesso a uma grande variedade de informações, desde notícias, eventos, tratamentos, diagnósticos e acompanhar a Retina Brasil nas redes sociais.
Outro destaque do novo website são as funcionalidades de acessibilidade. Através dela, os leitores cegos ou com baixa visão poderão navegar com mais facilidade pelo website por meio de recursos de voz, ou dos ajustes de tamanho dos textos e alteração das cores.
“Nossa vontade era ter um site que aliasse a riqueza de informações com funções que favorecessem o acesso. Nesta etapa, conseguimos muito  endereçar estas expectativas de forma muito satisfatória. Estamos muito orgulhosos de mais esta conquista em prol dos pacientes com DDR”, comemora Maria Julia Araujo, presidente da Retina Brasil.