Encontro Retina Ceará 2018
CONVITE
ENCONTRO RETINA CEARÁ 2018
O Grupo Retina Ceará – GRETINACE, em parceria com a Coordenação do Projeto de extensão Acessibilidade e Inclusão: abrindo janelas para a educação das pessoas com Deficiência Visual através das Tecnologias Assistivas do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC), convida você para participar no dia 20 de outubro de 2018 (sábado) das 9:00 às 12:30 horas, no auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica – Fortaleza-CE, do Encontro para comemorar o Dia Mundial da Retina e comunicar a sociedade cearense a reestruturação do Retina Ceará e suas novas ações direcionadas as pessoas com doenças degenerativas da retina (DDR).
O Encontro será abrilhantado com a palestra: “PRINCIPAIS DOENÇAS RETINIANAS”, proferida pelo Dr. Abelardo Targino – Oftalmologista, Retinólogo, Cirurgião, Diretor do Centro Avançado de Retina e Catarata, Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Serão abordados assuntos relacionados às pesquisas científicas que buscam tratamentos para as doenças da retina, a importância de exames e teste genético, acompanhamento e cuidados da saúde da visão, informações que são importantes para conhecimento dos integrantes do grupo e da sociedade em geral.
Durante o evento você terá a oportunidade de ouvir representantes de associações voltados às pessoas com deficiência visual, e o Retina Ceará apresentando temas como:
- Retina Ceará: reestruração e suas ações;
- A importância dos Grupos Regionais de pessoas com doenças degenerativas da retina (DDR)
- Depoimentos de pacientes;
- Educação e deficiência visual;
- Qualidade de vida, e
- Cadastro dos integrantes do Grupo Retina Ceará.
O Encontro tem como objetivo principal promover maior sensibilização da sociedade sobre as doenças degenerativas da retina. Será um momento importante para compartilhar experiências e confraternizar com os integrantes do Retina Ceará.
Você irá aprender, ficar informado e trazer suas dúvidas sobre o tema.
Venha e traga sua Família! Contamos com sua presença.
O evento é gratuito e com 120 vagas pois, são limitadas a lotação do espaço.
Angela Maria de Sousa Bezerra
(Pedagoga/Mestre em Educação)
Representante do Retina Ceará, Coordenadora do Projeto de Extensão
“Acessibilidade e Inclusão” Faced/UFC.
Inscrições pelo e-mail: gruporetinace@gmail.com
ou pelo telefone: 3366.76 87 ou Zap: 85 – 986833041
Data: 20 de outubro de 2018 – Sábado
Horário: 09h às 12:30h
Local: Rua Marechal Deodoro, 750 – Benfica
Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da UFC
Fortaleza-CE
Informações:
Retina Ceará
WhatsApp (85) 98683-3041 e (85) 3366-7687
E-mails: angela@multimeios.ufc.br
gruporetinace@gmail.com
1º Encontro Capixaba sobre Doenças da Retina
1º Encontro Capixaba sobre Doenças da Retina
Público-alvo: profissionais da saúde, acadêmicos, pessoas com doenças da retina , seus familiares e demais interessados.
Data do Evento: dia 29 de outubro de 2018, das 14:00 às 17:00 horas;
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo;
Endereço: Rua José Alexandre Buaiz, n. 173, Enseada do Suá, Vitória, ES, CEP 29
As Inscrições são gratuitas e serão feitas no dia do evento à partir das 13:00 horas.
Programação:
Palestra: Informações gerais sobre o trabalho da Retina Brasil.
Palestrante: Maria Julia da Silva Araujo, Presidente da Retina Brasil
Palestra: Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), Retinopatia Diabética e Doenças Congênitas da Retina.
Palestrante: Dr. Alexandre Grobberio Pinheiro, Doutor em Oftalmologia pela USP, Professor Adjunto da UFES e Especialista em Retina.
Palestra: Os Desafios de uma Pessoa com Baixa Visão.
Palestrante: João Estevão Silveira Filho, Presidente da Comissão de Acessibilidade do TCEES e Coordenador do Retina ES.
Palestra: A influência do olhar, para o Homem.
Palestrante: Warlley Aguiar Müller, Psicólogo do Retina ES.
Organizadores: Retina Brasil e Retina ES;
Apoio: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES;
DIA MUNDIAL DA VISÃO
O Dia Mundial da Visão é comemorado na segunda quinta-feira do mês de Outubro. É um evento global destinado à conscientização sobre a cegueira e a deficiência visual. A data foi instituída pela Fundação SightFirst de Lions Club International Foundation em 2000.
Este ano, a Retina Brasil, em concordância com a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (em inglês: The International Agency for the Prevention of Blindness – IAPB), quer destacar a importância dos cuidados com a visão. Todas as pessoas, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos devem cuidar da saúde ocular e, assim, prevenir a perda visual, que muitas vezes é irreversível.
Segundo a IAPB, 1,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a óculos de grau e 75% dos casos de cegueira podem ser evitados com diagnósticos e tratamento precoces. É possível evitar a perda de visão em muitos casos. Para isso é fundamental ir ao oftalmologista uma vez ao ano, mesmo sem apresentar sintomas, pois há doenças silenciosas que só o oftalmologista pode detectar. A consulta ao oftalmologista deve ser feita desde a infância e o ideal é consultar-se com o especialista antes de apresentar queixas visuais. A visita precoce ao médico pode corrigir problemas simples de refração, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. A ida ao médico pode também prevenir problemas de visão mais graves que levam a uma perda visual irreversível, causando até mesmo a cegueira.
Nos casos de refração, com a adequada correção óptica, evita-se desgastes, principalmente das crianças em fase escolar. Já no caso das doenças da visão mais graves, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética e o glaucoma o diagnóstico precoce oferece melhor perspectiva de tratamento.
No Brasil, as principais causas da cegueira são: a catarata, a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Essas doenças seriam evitadas com a prevenção.
A principal causa de cegueira evitável ou curável no Brasil e na América Latina, em geral, é a catarata (opacificação do cristalino, a lente natural do olho). Ela afeta principalmente a população com mais de 60 anos, e é curável cirurgicamente..
No diabético, tanto do tipo I quanto do tipo II, a cegueira por retinopatia diabética pode ser evitada com o tratamento precoce com laser, antiangiogênicos e cirurgias, sem se esquecer da importância do controle clínico-metabólico. A retinopatia diabética é uma das mais frequentes complicações do diabetes. Se você tem diabetes procure um oftalmologista anualmente.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 65 anos. E isso só acontece, porque a maioria dos pacientes apenas consegue diagnosticar a doença em estágio avançado. Para prevenir a DMRI consulte um oftalmologista anualmente a partir dos 50 anos de idade.
Doenças da visão, que possuem tratamento, quando precocemente diagnosticadas::
- Ambliopia: também conhecida como “olho preguiçoso”, afeta geralmente crianças e é uma diminuição da visão em razão de um desenvolvimento visual anormal.
- Astigmatismo: é um problema comum na formação da córnea, pode ser corrigido com óculos na maioria dos casos
- Blefarite: é uma inflamação das pálpebras, não usar lentes de contato sujas e ajuda a evitar.
- Catarata: a doença desenvolve-se ao longo de muitos anos e gera embaçamento da visão. Na catarata o cristalino do olho torna-se opaco. O tratamento é cirúrgico.
- Ceratocone: é uma alteração na córnea que pode provocar a diminuição ou perda da visão. Os pacientes devem consultar-se com o médico para saber qual o tratamento mais adequado.
- Conjuntivite: é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que recobre as pálpebras e os olhos.
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central. Ela afeta a mácula, região central da retina, que é responsável pela visão central, usada na leitura, na identificação de detalhes e cores. É a causa mais comum de perda de visão em pessoas acima de 55 anos. Estima-se que 3 milhões de pessoas no Brasil tenham DMRI.
- Estrabismo: Distúrbio em que os olhos não olham exatamente na mesma direção ao mesmo tempo. Pacientes devem consultar o médico para saber o tratamento adequado.
- Glaucoma: doença silenciosa, não causa dor nem incômodo. É um aumento da pressão interna do olho que pode levar a perda visual irreversível.
- Hipermetropia: é quando os olhos apresentam medidas menores que as usuais. A pessoa terá dificuldade para enxergar de perto e o uso de óculos é geralmente indicado.
- Miopia: geralmente acontece quando os olhos são mais alongados que o normal, a pessoa tem dificuldades para ver de longe e o uso de óculos é indicado.
- Presbiopia ou vista cansada: aparece a partir dos 40.É a perda de elasticidade do o cristalino, que é o que permite aos olhos ajustar o foco da visão. O uso de óculos é indicado.
- Pterígio: é o espessamento da conjuntiva, de forma triangular, que se estende do ângulo interno do olho na direção da córnea. Apesar de ser um problema benigno e não infeccioso, se ele cobrir a pupila pode causar cegueira.. Recomenda-se o uso de óculos escuros e o tratamento é cirúrgico.
- Retinopatia diabética: é uma doenças decorrente da Diabetes que causa lesões na mácula, o centro da retina. Controlar o Diabetes é uma medida para evitar a doença e o tratamento tem bons resultados quando iniciado precocemente. O diagnóstico precoce e acompanhamento médico são essenciais.
- Síndrome do olho seco: é uma disfunção lacrimal que provoca incômodo. O tratamento costuma ser feito com colírios especiais e o acompanhamento médico é fundamental.
- Terçol: é uma doença comum, causada pelo entupimento das glândulas ao redor das pálpebras.
- Uveíte: é a inflamação da úvea, parte média do olho onde está a íris.
As distrofias hereditárias da retina, em sua maioria, não possuem cura nem tratamento. São doenças raras e os afetados precisam aprender a conviver com a Baixa Visão ou com a cegueira. Para essas doenças é importante o incentivo a pesquisas médicas, a reabilitação de pacientes e a conquista de direitos. Além disso, é essencial consultar-se com profissionais especializados, receber o diagnóstico e realizar o teste genético, pois grande parte das doenças da retina tem causa genética.
Cuidados com os olhos:
- Usar sempre óculos escuros com proteção UV, mesmo em dia nublados
- Não usar colírios sem prescrição médica
- Não coçar os olhos;
- Fazer pausas para descansar os olhos, após longo período em frente ao computador, ao celular, ou à televisão;
- Piscar devagar sempre que possível;
- Olhar para o horizonte para repousar os olhos;
- Lavar sempre as mãos;
- Não fumar;
- Evitar bebidas alcoólicas,
- Fazer atividades físicas com regularidade;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Dormir bem;
- Evitar stress.
Conhecer as doenças dos olhos e saber como cuidar-se é o primeiro passo para uma boa saúde ocular. No entanto, no contexto do sistema público de saúde brasileiro, o SUS, os desafios de acesso a consultas e tratamentos são absurdos. A começar pelo tempo de espera para uma consulta com o oftalmologista, que pode chegar a até mais de um ano em algumas regiões do país, segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação e divulgados no Portal G1 em março de 2018. Essa espera pode significar a perda de visão de muitas pessoas e precisa ser combatida. Outra informação alarmante, divulgada pelo mesmo portal, também, mediante a Lei de Acesso à Informação, é o número de pacientes que aguardam por uma cirurgia de Catarata, que chega a mais de 110.000 pessoas. Além da falta de profissionais e da demora por cirurgias, os medicamentos para tratar doenças, como Degeneração Macular Relacionada à Idade e Retinopatia Diabética, não são disponibilizados gratuitamente pelo SUS. Sem a medicação e o tratamento as pessoas afetadas por essas doenças podem perder a visão de maneira irreversível.
Na esfera das distrofias hereditárias da retina, que não possuem tratamento, há carência de profissionais especializados, como médicos geneticistas e retinólogos, e de serviços de reabilitação. Também não é disponibilizado gratuitamente pelo SUS o exame de sequenciamento genético, tão importante para a obtenção de diagnósticos precisos.A saúde ocular é essencial para manter uma vida ativa e precisa ser tratada com mais carinho pelo poder público. A sociedade deve conscientizar-se sobre o tema e a realidade para reivindicar o seu direito constitucional de acesso à saúde.
O DIA MUNDIAL VISÃO, portanto, é um dia excelente para falar sobre o assunto, aprender e atuar para melhorar o contexto atual. É possível cuidar da própria saúde e é essencial ir ao oftalmologista periodicamente. A saúde dos olhos não pode ser discutida em apenas um dia do ano, ela é vital e precisa fazer parte do cotidiano. Portanto, divulgue essas informações e conscientize todas as pessoas próximas a você sobre a importância do cuidado com a visão, consulte um especialista e faça exames regularmente. Previna-se!
Referências:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mais-de-900-mil-pessoas-esperam-por-cirurgia-nao-urgente-no-sus-diz-cfm.ghtml
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/pacientes-esperam-em-media-um-ano-por-consulta-de-especialidades-mais-procuradas-em-campinas.ghtml
http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/Socular.pdf
http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44575/9788564047020_por.pdf;jsessionid=5E3155F97D7E67515EE2CDF2C7392D4B?sequence=4
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=28&p_secao=15
http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=455437
http://pontalemfoco.com.br/saude/saude-ocular-voce-cuida-da-sua/
https://www.ativosaude.com/saude-dos-olhos/doencas-dos-olhos-comuns/