Dia Nacional do Cego

#PraCEgoVer imagem ilustrativas de duas pessoas caminhando de bengala

Treze de dezembro é o Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência visual. A data existe desde 1961, e foi criada para reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas. 

A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. A perda visual pode ocorrer por doenças, acidentes ou má formação. Diversas doenças podem levar à cegueira, entre elas as doenças da retina. A Degeneração Macular Relacionada à Idade e a Retinopatia Diabética são duas doenças da retina comuns que levam a cegueira quando não tratadas. 

Diferença entre Cego e Pessoa Com Baixa Visão:

Cego é a pessoa que não tem percepção visual e pessoa com Baixa Visão é aquela que tem alguma percepção visual. A pessoa com Baixa Visão pode ter a perda do campo visual, a perda da visão central, ou uma mescla de perda de campo e de visão central. A Baixa Visão não tem correção óptica e cada pessoa percebe o mundo de uma maneira.

Entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual contribui  para reduzir o preconceito e promover a inclusão. Aproveite a data de hoje e reflita sobre o tema.

Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência

Três de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Data para lembrar de inclusão, igualdade de oportunidades, acessibilidade e garantia de direitos.

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) uma pessoa é considerada com deficiência quando:

“Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”

Por isso, hoje, é um dia para reforçar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. As pessoas com deficiência desejam respeito, igualdade de oportunidades e garantia de direitos.  Elas almejam dignidade, empatia e respeito.

Portanto, a data é uma ótima oportunidade para entender as razões que provocam uma deficiência, para promover a acessibilidade e combater a discriminação.