Retina Brasil faz Campanha no Metrô de São Paulo

Foto da Equipe Voluntária da Campanha no metrô de SP

A Campanha é uma ação do Abril Marrom

A Retina Brasil, em parceria com a Sustentabilidade da Via Quatro do Metrô de São Paulo, realizou a Campanha Abril Marrom – prevenção, combate e reabilitação das diversas espécies de cegueira. Foram 3 dias de muita conscientização nas estações: Luz no dia 18, Hospital SP no dia 19 e CEASA (trem) dia 20. Continue lendo “Retina Brasil faz Campanha no Metrô de São Paulo”

Abril Marrom chama atenção para doenças que afetam os olhos.

Por Revista Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis. Para falar sobre as causas e tratamento de doenças que levam à perda da visão, o Revista Brasil conversou com Ângela Sousa, Presidente voluntária da Associação Retina Brasil.
De acordo com a presidente, após experiência pessoal com filho, que tem Retinose Pigmentar (doença hereditária da Retina) essa causa chamou sua atenção e hoje ela se dedica  como voluntária da Associação Retina Brasil e di Grupo regional  Retina Ceará.  A  campanha Abril Marrom tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção, combate e reabilitação para evitar a cegueira.
“Boa parte da população vai fazer seu check up, mas não inclui o oftalmologista na lista dos profissionais a serem consultados. Não é cultura do brasileiro fazer isso.”, alerta Angela, sobre a importância de procurar o profissional para evitar doenças que possam levar à perda da visão. “Deve-se lembrar também do cuidado com a visão das crianças. Ficar atento aos sintomas em casa e na escola e sempre procurar um especialista caso haja qualquer sintoma.” – completa Angela

Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo em tons marrons, com um retangulo no canto superior esquerdo escrito: saiu na imprensa. No cabeçalho, o logo da Retina Brasil. No centro o enunciado: Abril Marrom chama atenção para doenças que afetam os olhos. No rodapé o logo da Campanha Abril Marrom. Fim da descrição.

Para ouvir a entrevista, clique aqui!

Teste sua visão com a Tela de Amsler no Abril Marrom 2022

Aprenda a Testar a sua Visão com a Tela de Amsler!

Se você tem Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é muito importante aprender a testar a sua visão.

👉 Baixe a Tela de Amsler: https://retinabrasil.org.br/wp-conten…

Entre em contato com a Retina Brasil: contato@retinabrasil.org.br https://retinabrasil.org.br/​ WhatsApp: (11) 97046-0848

Siga-nos nas redes sociais: @retinabroficial #retina​ #retinabrasil​ #dmri #teladeamsler #envelhecimento #visão #testesuavisao #DescriçãoDaImagem

Retina Brasil faz campanha Abril Marrom no Metrô de São Paulo

Campanha da Retina Brasil no metrô visa conscientizar sobre as doenças que afetam a visão e como preveni-las.

A Retina Brasil convida a todos para participarem de uma ação muito importante! Uma campanha de conscientização pelo Abril Marrom no Metrô de São Paulo.

Durante três dias estaremos em estações diferentes divulgando e conscientizando sobre a Prevenção, combate e Reabilitação das diversas espécies de cegueira.

Dia 18 na estação Luz, linha 4 Amarela, dia 19 na estação Hospital São Paulo, linha 5 lilás, dia 20 na estação CEASA, linha esmeralda de trem. Todos dias dias das 10h às 15h.

Venha em nosso stand nos visitar e conscientizar conosco!

Descrição da Imagem: Card com fundo em tons marrons com o logo da Retina Brasil na parte superior e os dados sobre a campanha no centro. O logo do Abril Marrom na parte inferior. Os dados do card estão na legenda. Fim da descrição.

#AbrilMarrom #CampanhanoMetro #MetrodeSP #RetinaBrasil #SaudeOcular

O poder da Reabilitação, o terceiro pilar do Abril Marrom

Abril Marrom é o mês da conscientização da saúde ocular.
Entre os diversos temas relacionados ao Abril Marrom encontra-se a reabilitação.
A reabilitação é indispensável para as pessoas com deficiência visual. Ela pode e deve ser feita em qualquer idade e sempre de acordo com as necessidades individuais. Os impactos da não reabilitação são vastos, tanto do ponto de vista pessoal, quanto do coletivo, ou social. As pessoas cegas ou com baixa visão que não passam pela reabilitação podem ter sua autonomia prejudicada, afetando toda a sociedade.
Diferença entre habilitação e reabilitação
A habilitação se refere à aquisição de uma habilidade para realizar uma determinada função por um indivíduo que ainda não desenvolveu nenhuma forma de realizar essa tarefa específica. Já a reabilitação, é o processo de criar uma nova habilidade para realizar determinada tarefa que o indivíduo já tenha familiaridade anterior, mas que em função de alguma limitação adquirida precisa encontrar novas formas para realizá-la. Por exemplo, uma criança com baixa visão será habilitada a ler com lupas durante sua escolarização, essa criança não aprendeu outra forma de ler a não ler com lupas, por isso esse é o processo de habilitação. Por outro lado, uma pessoa adulta que perdeu a visão e começa a enfrentar dificuldades para a leitura precisará da reabilitação para aprender a ler com lupas. Essa pessoa adulta aprendeu a ler sem lupas, mas em função da perda visual precisa se reabilitar no processo de leitura.
Descrição da Imagem: Card quadrado com uma imagem ao fundo. É um caderno de espiral com uma lupa em cima dele. No canto superior esquerdo está o logo da Retina Brasil. No rodapé há um retângulo marrom com a palavra Reabilitação escrito em cor branca para dar evidência. Ao lado está o logo do Abril Marrom. Fim da Descrição.

Combater é o segundo pilar da Campanha Abril Marrom

Combater é o segundo pilar da Campanha Abril Marrom.
Combater a cegueira é uma ação importante. E como se faz isso?
Compartilhar este post, por exemplo, é uma forma de combate. Você leva informação adiante e a faz chegar onde precisa.
O combate à cegueira sempre foi um dos maiores desafios da Oftalmologia. Ao longo dos anos estamos acumulando conhecimento e informações neste sentido. Num país como o nosso, onde existem mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de deficientes visuais, toda nova informação científica é importante para combater a cegueira e seus terríveis efeitos sócio-econômicos.
É importante destacar que a abordagem em relação à cegueira vem se modificando com o tempo. De fato natural relacionado à velhice, ela passou a ser inaceitável, quando é fruto de catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética, por exemplo.
Os efeitos do envelhecimento na visão podem ser bem desconfortáveis para o paciente, por isso, os cuidados com nossos olhos são fundamentais.
Assim como é necessário cuidar da saúde dos ossos, coração, cérebro, também é necessário cuidar da nossa saúde ocular.
Descrição da Imagem: Card quadrado. No fundo vê-se um jaleco indicando um médico. Ele segura uma fita marrom que está em evidência na foto. Ela representa o Abril Marrom. No canto superior esquerdo tem o logo da Retina Brasil. No rodapé tem um retângulo marrom com a palavra combate escrito em banco e ao lado o logo do Abril Marrom. Fim da descrição.
#AbrilMarrom #CombateaCegueira #Cegueira #DoencasdaVisao #RetinaBrasil

Dia Nacional do Braile 2022

O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado neste 8 de abril. O nascimento de José Alvares de Azevedo marca a data. Ele foi o primeiro professor cego do Brasil e responsável por ensinar e divulgar o sistema de leitura e escrita usado por pessoas que têm deficiência visual no país.
Nosso país foi o primeiro da América Latina a adotar oficialmente o sistema, inaugurando o Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Nessa escola, na década de 1870, teve início a produção de livros em Braille.

Feita apenas de forma tátil, da esquerda para a direita, a leitura Braille alcançou muitos avanços ao longo do tempo. Atualmente, além da leitura no papel, também é possível ler utilizando uma Linha Braille, um equipamento que pode ser conectado ao computador ou celular e que exibe a informação contida na tela.

Com o empenho de especialistas, tornou-se um sistema universal de leitura e escrita, sendo adaptado a vários alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani. Foi adaptado, ainda, para todas as áreas do conhecimento, tendo combinações que permitem, por exemplo, a leitura de tabelas, gráficos, partituras musicais, equações matemáticas e estruturas químicas.

O Braille é uma ferramenta que proporciona autonomia ao cotidiano de pessoas cegas ou com deficiência visual. Está presente nas embalagens, nas placas, na sinalização, nos mapas táteis, em listas, cardápios, bem como nos serviços bancários e espaços de cultura e lazer.

A data comemorativa, instituída pela Lei nº 12.266/2010, propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de que sejam produzidas obras em relevo, para lhes proporcionar iguais oportunidades de ler e aprender.

A ferramenta permitiu abrir as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual, em quase 200 anos desde sua criação.
Descrição da Imagem: Card Marrom escuro com o logo da Retina Brasil no canto superior esquerdo com um meio circulo no canto inferior direito com uma foto de uma pessoa lendo em braille. Nesta foto aparecem somente parte das mãos, os dedos no papel com braille. Fim da Descrição.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde

Dia Mundial da Saúde 2022 – Nosso Planeta, nossa saúde.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos em 7 de abril para comemorar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

A cada ano para esta data, é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a OMS. Diante da atual pandemia, planeta poluído e incidência crescente de doenças, o tema do Dia Mundial da Saúde 2022 é Nosso Planeta, Nossa Saúde. Este apelo da OPAS, OMS e parceiros apresenta uma oportunidade única para uma recuperação verde e saudável da pandemia de COVID-19, que coloca a saúde das pessoas e do planeta no centro das ações e fomenta um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.

Nas últimas décadas, melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e outros fatores levaram a melhorias na saúde das pessoas em toda a Região das Américas. No entanto, estima-se que um milhão de mortes prematuras por ano são atribuíveis a riscos ambientais evitáveis conhecidos.

Poluição do ar, água contaminada, saneamento inadequado, incluindo gestão de resíduos sólidos, riscos relacionados a certos produtos químicos perigosos e impactos negativos das mudanças climáticas são as ameaças ambientais de saúde pública mais prementes na Região. Essas ameaças à saúde pública são agravadas por práticas de governança fracas e potenciais desigualdades na saúde, bem como por liderança, experiência e recursos limitados no setor de saúde.

No entanto, este tema de Nosso Planeta, Nossa Saúde deve ser um poderoso lembrete para nós de que a resolução de muitas dessas questões está além da competência exclusiva do setor de saúde e, como consequência, uma resposta eficaz exigirá que todo o governo e abordagens de toda a sociedade.

A Retina Brasil neste dia parabeniza a todos os profissionais que trabalham pela a saúde da população brasileira! Saúde sempre!

Descrição da imagem: Card quadrado com fundo azul claro. Há um estetoscópio envolvendo um globo terrestre pequeno, como se o estivesse ouvindo. Acima, no centro, tem a logo da Retina Brasil, a data e escrito: Dia Mundial Da Saúde. Fim da descrição.

#RetinaBrasil #DiaMundialdaSaude #NossaPlanetaNossaSaude #DoencasdaRetina #Retina

PREVENÇÃO – um dos pilares do Abril Marrom

Um dos pilares da Campanha do Abril Marrom é a PREVENÇÃO AS DIVERSAS ESPÉCIES DE CEGUEIRA, por isso o tema de nosso post de hoje é a PREVENÇÃO.

A saúde dos olhos pode ser afetada por doenças congênitas, genéticas ou não por traumatismos oculares e por doenças que podem ser evitadas com cuidados básicos e higiene da região ocular.

Recomendamos que siga as dicas abaixo para manter a saúde dos olhos para prevenir problemas:

Para as crianças:

#1 Recomenda-se que a primeira consulta com o oftalmologista seja no primeiro ano de vida

#2 O primeiro exame ocular deve ser o exame do olhinho, logo após o nascimento.

Para todos:

#1 Evite colocar as mãos sujas em contato com os olhos;

#2 Só use colírios recomendados por seu oftalmologista;

#3 Visite sempre o oftalmologista. Jovens ou Adultos, devem buscar se consultar uma vez ao ano, Pessoas com histórico familiar de problemas na visão, devem ir a cada seis meses;

#4 Evite coçar os olhos com força ou constantemente;

#5 Sempre que notar algo estranho com a visão, consulte um oftalmologista;

#6 Caso use lentes de contato, manuseie corretamente;

#7 Se tiver diabetes, o controle glicêmico é fundamental para a saúde da visão bem como uma visita periódica ao oftalmologista para controle da retinopatia diabética;

#8 Se for hipertenso, o controle de sua pressão é essencial para sua visão.

#SaudeOcular #AbrilMarrom #CuidedaSuaVisao #RetinaBrasil #DoencasdaRetina

Live Abril Marrom 2022: Saúde Ocular no Brasil

Na quarta feira, dia 06 de abril, às 20h, a Retina Brasil fará uma live muito importante sobre o Abril Marrom com o tema: A saúde ocular no Brasil com o palestrante: Dr. Jorge Rocha, oftalmologista e Angela Sousa e Maria Antonieta representando a Retina Brasil.

Para acessar a transmissão basta clicar no link: https://youtu.be/7-dFlIJ-loU

O Abril Marrom é uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Descrição da imagem: card retangular na cor palha, do lado superior esquerdo está a logo da Retina Brasil, no centro a foto do convidado, o Dr Jorge Rocha. No canto superior direito está o dia, hora e local de transmissão. no centro há uma faixa marrom claro com o tema da live e outra marrom escuro com o nome do convidado. No canto inferior esquerdo as fotos das duas representantes da Retina Brasil, Angela e Maria Antonieta e no canto inferior direito o logo da campanha Abril Marrom. Fim da descrição.

#RetinaBrasil #SaudeOcularnoBrasil #AbrilMarrom #MesdeConscientizacao #DoencasOculares #DoencasdaRetina