LIVE: CONGRESSO RETINA INTERNACIONAL 2022: O QUE HÁ DE NOVO?

No início de junho a Retina Internacional realizou o Congresso na Islândia. Você pode se informar sobre as novidades apresentadas no evento, assistindo à nossa live no dia 27 de junho, às 18h, pelo canal do YouTube da Retina Brasil.

LINK AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=jc3Vylusw78

Este foi mais um dos Congressos bianuais da Retina Internacional, que acaba de acontecer em Reykjavik na Islandia. Representantes de associações de pacientes dos Estados Unidos, Canadá, Europa, América Latina estiveram presentes ouvindo relatos de cientistas sobre testes clínicos para doenças hereditárias da retina, genética e novas abordagens como a optogenética e a edição genética.

O Conselho de Jovens da Retina Internacional reuniu um grupo para discutir questões como carreira, testes genéticos e desafios dessa faixa etária. A Retina Brasil teve duas representantes neste evento: a Dra. Fernanda Porto e a Marina Leite. Elas vão relatar alguns resultados apresentados no Congresso na live do dia 27 de junho pelo canal do YouTube da Retina Brasil.

Descrição da Imagem: Card branco com um retângulo verde escuro com o tema da live no cabeçalho. No meio, as fotos dos 4 participantes. No canto inferior esquerdo a data e a hora e no direito o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

#CongressoRetinaInternacional2022 #JovensdaRetinaInternacional #RetinaBrasil #DoencasdaRetina

RETINA BRASIL AO LADO DO CBO E SBRV NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

Com o objetivo de incluir a genotipagem e a terapia genética para doença hereditária da retina no SUS e nos planos de saúde, no dia 13 de junho de 2022 aconteceu a reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Patologias (CIASPP) do Conselho Nacional de Saúde.  Médicos oftalmologistas da Retina Brasil, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo explicaram aos membros da Comissão do CNS a importância das demandas de genotipagem e terapia gênica para os pacientes com doenças hereditárias da retina.

A Conselheira Sylvia Elizabeth, da Retina Brasil, convidou os coordenadores da Comissão do CNS para caminharem pela sala usando óculos que simulam o campo visual estreito dos que têm doenças da retina e relatou as dificuldades da vivência de uma pessoa com retinose pigmentar.

Em  seguida,  os oftalmologistas explicaram como as doenças hereditárias da retina levam à baixa visão e cegueira dos pacientes,  e destacaram os benefícios que a genotipagem e a terapia gênica  podem trazer para a vida e o bem estar dos pacientes.

Seguiu-se uma sessão de perguntas da Comissão do CNS e esclarecidas as dúvidas, os  conselheiros indicaram que a demanda da Retina Brasil seguisse para a Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica do CNS e para a CONITEC, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sus.

Participaram da reunião no CNS no dia 13 de junho, pelo lado dos pacientes, a Conselheira Sylvia Elizabeth (Retina Brasil). Dentre os médicos oftalmologistas que defenderam as demandas estavam presentes: Dr.  Mauro Goldbaum (Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo), Dr. Jorge Rocha (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e a Dra. Rosane Resende (Comitê Cientifico da Retina Brasil). Participaram da reunião em modo remoto, as oftalmologistas  Dra. Fernanda Porto e Dr. Juliana Sallum (Comitê Cientifico da Retina Brasil) .

A demanda das três organizações seguiram para outras comissões do CNS e para a CONITEC.   Continuaremos a relatar o andamento destas importantes demandas.

Descrição da Imagem: Card verde com o logo da Retina Brasil no centro superior. No centro, duas fotos da Reunião. Uma com uma mesa onde estão sentadas duas pessoas assistindo a palestrante mostrando slides no telão da parede. Em outra, 4 pessoas testam um aparelho como um óculos. Fim da descrição.

FALTAM 3 DIAS PARA O EVENTO PRESENCIAL OLHOS PARA A CIDADANIA 2022

Olhos para a Cidadania 2022
EVENTO PRESENCIAL – inscreva-se!

Dia 18 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera (Arena 1) – São Paulo. Um evento gratuito.

Inscreva-se no link abaixo:
https://forms.gle/VUHgXn53va7vPaKk6

Programação completa no fim do post

IMPORTANTE
Protocolo Sanitário – Munícipio de São Paulo
Conforme os Decretos Municipais Nº 60.488 de 27 de agosto de 2021 e Nº 60.989 de 6 de janeiro de 2022, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada do evento, com no mínimo duas doses da vacina

Programação:

10:30 às 10:42
Pesquisas clínicas para doenças degenerativas da retina. – MARIANA VALLIM SALLES

10:42 às 10:54
Como é o cuidado médico para os pacientes com doenças raras em Portugal? – EDUARDO DUARTE SILVA

10:54 às 11:06
Justiça e doenças raras – ROSANGELA WOLFF MORO

11:06 às 11:18
Acesso à saúde

11:18 às 11:30
O que esperar do E sight – ALLEXYA AFFONSO

11:30 às 11:42
Uma ótima experiência com o Sistema Público: Instituto Verter –
EDUARDO PARENTE BARBOSA

11:42 às 11:54
Tratamento do estrabismo como política de inclusão: Instituto Strabos – FERNANDA TEIXEIRA KRIEGER

11:54 às 12:06
A saúde indígena e a preservação da Selva Amazônica: Expedicionários da Saúde  – RICARDO AFFONSO FERREIRA

12:06 às 12:18
Teleatendimento no Rally dos Sertões  – ANA CAROLINA CARNEIRO

12:18 às 12:30
Ipepo Social: Projeto Amazônia – RUBENS BELFORT JR

Descrição da imagem: Card com uma foto do obelisco do Parque do Ibirapuera ao fundo e as informações do Evento que estão no post. Já também o logo do evento e dos patrocinadores e apoiadores. Fim da descrição.

Retina Brasil participa do Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV)

A Retina Brasil participou nos dias 3 e 4 de junho de 2022 do Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) na Bienal de São Paulo no Ibirapuera.

Este congresso reúne oftalmologistas especializados em retina do Brasil. A Retina Brasil buscou ali obter informações atualizadas sobre as pesquisas cientificas que levarão a tratamentos para as doenças da retina. Temos como objetivo também divulgar o trabalho da Retina Brasil junto aos médicos para que eles indiquem seus pacientes para a associação, para que estes tenham apoio, sintam-se acolhidos e tenham informações de qualidade para conviver melhor com a doença e tenham melhor qualidade de vida.

Descrição da Imagem: Card verde claro com o logo da Retina Brasil e a foto da Angela Sousa ao lado do logo da Retina Brasil no stand do evento. Fim da Descrição.

#DoencasdaRetina #RetinaBrasil #SBRV #Congresso #Oftalmologia