13 de dezembro – Dia nacional da pessoa com deficiência visual 2022

Desde 1961, o dia 13 de dezembro é dedicado a celebrar o Dia Nacional do Cego”, criado por decreto do então presidente Jânio Quadros. A data recebeu nova nomenclatura sendo denominada “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual”, já que a baixa visão não se caracteriza como cegueira. O Senado possui propostas legislativas e iniciativas para ampliar a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência visual. Recentemente, a Comissão de Educação aprovou projeto que inclui o nome de Dorina Nowill, pioneira no Brasil no ensino para pessoas com deficiência visual no Livro dos Heróis da Pátria.

PL 3903∕2021
PLS 138∕2014

A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. A perda visual pode ocorrer por doenças, acidentes ou má formação. Diversas doenças podem levar à cegueira, entre elas as doenças da retina. A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética são duas doenças da retina comuns que levam à cegueira quando não tratadas. Outras doenças raras e hereditárias da reitna, como a Retinose Pigmentar, a Síndorme de Usher, a Doença de Stargardt, entreo outras também podem levar à perda de visão irreversível.

Diferença entre Cego e Pessoa Com Baixa Visão:
A deficiência visual não se apresenta de uma única maneira. Há várias situações, desde aquelas em que há completa ausência de visão até aquelas em que existe resíduo visual útil à realização de muitas atividades, mas que não pode ser otimizado ao nível da capacidade visual plena.
A cegueira é um comprometimento que vai desde a total ausência de resíduo visual à percepção de vultos e luminosidade.
Algumas podem dizer, por exemplo, se a luz está acesa ou apagada, ou se há vultos a sua frente, ainda que não possam discernir o que são exatamente esses vultos.
Já a baixa visão, por assim dizer, é uma condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. A baixa visão se apresenta de maneiras muito diferentes. As pessoas com essa condição não enxergam com a mesma intensidade nem têm a mesma percepção. Tudo vai depender muito de qual seja a natureza do comprometimento, de como ele se manifesta, de como a pessoa está habituada a utilizar o resíduo visual.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Card branco com o enunciado: 13 de dezembro, dia nacional da pessoa com deficiencia visual no topo, no meio uma foto de um homem com bengala, Vemos somente da cintura para baixo e ele caminha em uma calçada plana. No rodapé o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

#DiadaPessoaComDeficienciaVisual #Cegueira #DoencasdaVisao #DoencasdaRetina #RetinaBrasil

II Congresso da Retina Iberoamérica Unida 2022

No dia 11 de dezembro de 2022, das 09:00 às 17:00 horas (horário de Brasília) acontecerá o II Congresso da Retina Iberoamérica Unida que acontecerá presencial ou online. Nesse Congresso contaremos com médicos especialistas em distrofias hereditárias da retina bem como pesquisadores que fazem pesquisas visando tratamentos e cura para essas distrofias da retina. Os principais temas abordados serão as distrofias da retina, avanços nas pesquisas científicas, direitos entre outros. Veja o programa completo abaixo.
 
Para participar online é muito fácil basta acessar o link abaixo no dia do Congresso:
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição antecipada.
 
Mais informações escreva para contato@retinabrasil.org.br
 
Participe!
 
PROGRAMA
09:30h – 09:40h – Cerimônia de Abertura- Palavras de boas-vindas: Gustavo Serrano FUNDALURP
09:40h – 09:50h – Discurso de abertura Retina Iberoamérica -Andrés Mayor Lorenzo, Presidente da Retina Iberoamérica.
09:50h – 10:10h – Sociedade Chilena de Oftalmologia
10:10h – 11:40h – Doenças oftálmicas degenerativas da retina e do nervo óptico: avanços clínicos e terapias
Moderador: Sr. Gustavo Serrano. Presidente FUNDALURP, Chile.
Sra. Valeria Canto Soler. Prof. Dino Solich em Pesquisa de Células-Tronco Oculares, Denver, Colorado University. Diretor do Programa CellSight.
Sr. Nicolás Cuenca. Professor de Biologia Celular na Universidade de Alicante, Espanha.
Sr. Carlos Mendoza. Prof. Universidade da Flórida, Inst. Bascom Palmer. Presidente e Fundador da PANIRD, Estados Unidos.
11:40h – 12:30h – Direitos dos pacientes com doenças oftálmicas degenerativas e inclusão.
Moderador: Sr. Kerkdenny Medina, Presidente da Retina Dominicana.
Sr. Roberto Quiroz. Ouvidora da República Dominicana,
Sra. Victoria Belotti. Secretária-Geral Coordenadora da Comissão para a Plena Participação e Inclusão das Pessoas com Deficiência do Governo da Cidade de Buenos Aires (COPIDIS), Argentina.
Sra. Paulina Bravo. Advogada, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência no Chile.
12:30h – 13:00h – Jornada do paciente com Doença da Retina – Maria Antonieta Leopoldi.Vice presidente da Retina Brasil.
13:00h – 14:00h – Pausa para almoço
14:00h – 14:30h – Retiplus
14:30 – 15:00 – Atualização em novos tratamentos para patologias da retina -Sr. Lihteh Wu. Membro fundador do Grupo Pan-Americano de Estudo Colaborativo da Retina (PACORES).
15:00h – 15:30h – Doenças da retina no Chile -Dr. René Moya. Diretor do Serviço de Retina e Doenças Hereditárias da Retina do Hospital del Salvador, Santiago e professor associado de Oftalmologia da Universidade do Chile
15:30h – 16:15h – Diagnóstico Genético em Doenças da Retina
Moderadora: Sra. Marcela Ciccioli. Presidente Retina Argentina.
Sra. Tania Barragán. Graduada em Medicina pela Universidad Anáhuac México. Norte. Especialista em Genética Médica pela Universidade Nacional Autônoma do México
Sra. Malena Daich. Médica pela Universidade de Buenos Aires. Pesquisadora Clínica no Moorfield Eye Hospital de Londres
16:15 – 16:45h – A experiência de recuperar a visão com a Terapia Gênica – Dra. Juliana Sallum. Doutora em Medicina, Professora Associada do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP. Investigadora responsável em ensaios clínicos no Brasil.
16:45h – 17:00h – Considerações finais – Andrés Mayor Lorenzo, Presidente da Retina Iberoamérica.

03 de dezembro – DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado anualmente em 3 de dezembro.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

Esta data foi criada através da resolução A/RES/47/3 na Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

No Brasil, existe ainda o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Atualmente, a população mundial é de mais de 7 bilhões de pessoas. Deste total, mais de um bilhão (ou aproximadamente 15%) vivem com alguma forma de deficiência. E deste bilhão de pessoas com deficiência, 80% vivem em países em desenvolvimento.

Descrição da Imagem: card branco, com a frase: 03 de dezembro, dia Internacional da pessoa com deficiência no cabeçalho. No meio, um retangulo rosa com o desenho de 10 pessoas com diversos tipos diferentes de deficiência. no rodapé, o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

#DiaInternacionaldaPessoacomDeficiencia #PCD #PessoacomDeficiencia #RetinaBrasil #deficienciaVisual #Retina #Doencasoculares